Buscar
  • focusdm

Associação Porto Dias

Atualizado: 27 de Set de 2019

A Associação Seringueira Porto Dias faz parte do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) do Porto Dias criado através do Decreto nº 95.577, de 23 de dezembro de 1987.


A Associação Seringueira Porto Dias faz parte do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) do Porto Dias criado através do Decreto nº 95.577, de 23 de dezembro de 1987, com a regularização de 98 unidades agrícolas extrativistas e infraestrutura física pelo INCRA. A Comunidade Palhal, onde está sediada a Associação está localizada no município de Acrelândia, Estado do Acre, com acesso pelo km 109 da BR 364, sentido Porto Velho, acessando o Ramal do Pelé, km 23, Colocação Palhal. Apresenta uma área de 22.145 ha, sendo a última área representativa de floresta do município, atualmente vivem pouco mais de 100 famílias cadastradas junto ao INCRA como moradoras do PAE.


Certificada para a exploração de madeira florestal no ano de 2002 pelo FSC a comunidade realizou o manejo até 2015 e está agora aguardando o novo ciclo de corte. Com a preocupação de gerar renda e reduzir o desperdício de matéria-prima de origem florestal. No ano de 2016 buscaram apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre para desenvolver um projeto de reaproveitamento dos resíduos buscando agregar valor e possibilitar a reutilização de resíduos que muitas vezes ficam esquecidos na floresta, para então poder confeccionar e comercializar artefatos artesanais. 


As peças fabricadas com técnicas de entalhe em madeiras da região (angelim, muiracatiara, tauari carvão, fava de orelhinha, balsamo vermelho, roxinho, entre outras) apresentam design único, inovador e sustentável uma mistura de rústico com algo mais fino, estão prontas para ganharem novos mercados.









7 visualizações

©2019 por Associação Zagaia da Amazônia. 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon